Título do conteúdo, Título do conteúdo
13 de junho de 2023

A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) abriu uma especialização sobre China Contemporânea, com o intuito de fornecer um visão aprofundada sobre o país asiático nos âmbitos econômico-políticos, comerciais, institucionais e histórico-culturais.

Com coordenação de Javier Vadell, Mariana Burger e Samuel Spellmanm, o projeto marca a primeira especialização sobre o tema no Brasil. “A argentina possui três especializações sobre a China, como o Brasil pode não ter nenhuma?”, indagou Vadell, em uma entrevista à revista China Hoje. link no meio do texto

A iniciativa começou a ser idealizada em 2017, quando um grupo de pesquisadores deu início a uma rede de nomes, entre alunos, profissionais das áreas de negócios, comércio, jornalismo e do Itamaraty, com o objetivo de entender o enfoque estavam dando nos estudos sobre a China.

“O que notamos desde a academia, até o mundo social, econômico e dos negócios é um desconhecimento”, relembra Vadell. “Desde 2009, a China é o principal parceiro comercial do Brasil e a tendência é continuar. Agora, estamos em uma nova etapa, em que precisamos de um maior entendimento da sociedade chinesa, sua cultura e civilização. O primeiro grande objetivo da nossa especialização é tentar conhecer a China, em termos amplos.”